top of page
Foto do escritorEvandro Marques

7 curiosidades sobre o Advento que todo cristão deveria saber

Atualizado: 5 de dez. de 2018


Você sabia que o ano já terminou? Isso mesmo! Parece curioso, mas de fato a Igreja Católica já vive um novo ano que se iniciou com o Advento. A palavra parece um pouco difícil, mas vem do latim adventus e significa vinda ou chegada. Assim, nós como cristãos devemos nos preparar durante quatro semanas (neste ano de 2018, será do dia 02 a 24 de dezembro) para o nascimento de Jesus.


Com isso, nossa missão durante as duas primeiras semanas do Advento é vigiar e esperar a vinda gloriosa de Jesus. Já nas duas últimas, nos recordamos da espera que os profetas e Maria precisaram enfrentar. Aproveitamos esse período para nos preparar mais especialmente para celebrar o nascimento do menino Jesus em Belém.


Advento: tempo de preparação para a chegada do Messias (FOTO: Isabelly Fernandes / Conectados Pela Fé)

Então, parece simples, mas como todo nascimento é momento de alegria e festa, a vinda do Salvador da humanidade é ainda mais especial e cheia de características.


Agora convido você a aprender algumas curiosidades sobre essa data que é uma das mais importantes do calendário católico. Conecte-se com a gente:


#1 - Nada de cantar Glória

Durante as celebrações do Advento, omite-se o Glória para ser cantado novamente, de forma triunfal, com a chegada do natal.


Para você entender, parte do hino do Glória faz referência ao anúncio dos anjos aos pastores quando o Senhor veio ao mundo. Assim, não faria sentido cantá-lo durante esse período preparatório.


#2 - João Batista e Nossa Senhora

Duas figuras se destacam nesse período: João Batista (último profeta) e Nossa Senhora. São João Batista, que anunciou a vinda do Salvador, pregava a conversão dos corações e viveu intensamente um verdadeiro "Advento". Já a mãe de Deus, Maria, também viveu seu momento de "Advento" aguardando a chegada do menino Jesus, sendo gerado em seu ventre materno e sagrado.


#3 - Padre com veste rosa

No terceiro domingo do advento, chamado de “Domingo Gaudete” (que significa alegrai-vos), a igreja abre a possibilidade dos sacerdotes usarem as vestes litúrgicas na cor rosa durante a celebração. A utilização desta cor simboliza a alegria e júbilo pela proximidade do nascimento de Cristo.

Papa Francisco durante celebração do Advento (FOTO: Site OSV)

#4 - Coroa do Advento

No Advento, você já deve ter notado a coroa (ou grinalda) que fica exposta próxima do altar. Ela é formada pelos ramos verdes, que simbolizam a esperança e a vida e deve ser feita de plantas que conservam a folhagem durante todo o ano, pois tem como significado a continuidade da vida. Já sua forma circular, representa a eternidade de Cristo. Tradicionalmente, a coroa é conhecida como o “primeiro anúncio do Natal”.

A coroa do Advento também pode ser utilizada dentro de casa (FOTO: Isabelly Fernandes / Conectados Pela Fé)

#5 - Velas do Advento

Juntamente com os ramos, a cada domingo (quatro ao todo) a igreja instituiu uma vela. A luz das velas representa a nossa fé e nos chama a vida em oração. Segunda o site da Canção Nova, as velas geralmente simbolizam as quatro manifestações de Jesus:


1° Encarnação, Jesus Histórico;

2° Jesus nos pobres e necessitados;

3° Jesus nos Sacramentos;

4° Parusia: Segunda vinda de Jesus.


Em algumas igrejas, a coroa é composta por velas roxas e uma na cor rosa. A cor roxa é própria do Advento e nos recorda a ficarmos vigilantes na espera do Cristo que vem.


Já a cor rosa, que deve ser acesa no terceiro domingo do Advento, nos remete a evocar a alegria de ter chegado na metade do Advento.

As cores das elas podem mudar de acordo com a paróquia (FOTO: Acidigital)

#6 - Quinta vela

Com a chegada do natal, pode ser adicionada uma vela maior, que representa Jesus. Esta vela é feita geralmente na cor branca e é colocada no centro da coroa.

Usada em ocasiões especiais (FOTO: Paula Dizaró)

#7 - Maranata

Esta expressão de origem aramaica é utilizada geralmente no Advento e significa "vem, Senhor" ou "Nosso Senhor vem". Aproveite e ouça uma bela canção feita pela Colo de Deus!


Por fim, o Advento é um tempo que nos aproxima de Deus, que faz refletir sobre nossas atitudes. Recordar o natal de Jesus é viver intensamente cada momento que Ele passou entre nós. Então, que neste natal Ele possa nascer não somente nas igrejas, mas dentro de cada coração, despertando a fé e a coragem para enfrentarmos o deserto que está por vir.


Aproveite para ler abaixo como foi a homilia deste primeiro domingo do advento na Igreja São Francisco de Assis, em Presidente Prudente (SP).


Tema: Metáfora da Casa Suja

Missa realizada na paróquia São Francisco de Assis (FOTO: Evandro Marques / Conectados Pela Fé)

Durante a reflexão da palavra de Deus, o padre Luís lembrou os fiéis que advento é tempo de encontro, oração e meditação. Assim, o sacerdote aproveitou para comparar o advento a uma visita em nossas casas.

"Não gostamos de ser pegos de surpresa, com visitas não esperadas em casa. Sempre as pessoas pedem desculpa, dizem para não repararem na bagunça. Quando é algo avisado, geralmente as pessoas ajeitam para receber o irmão. Caso contrário, se mesmo avisado a casa continuar bagunçada, isso é relaxo", afirmou o padre.


De acordo com o sacerdote, a Igreja avisa que Jesus está vindo para nós podermos se preparar, para fazer uma boa faxina. "Limpeza do teto, dos cômodos, que representam o nosso coração. É na sua vida que Deus vai fazer morada. Ele não quer saber de uma cama bem arrumada, mas sim do seu coração".


O sacerdote ainda destacou a importância da confissão nesse período para completar uma boa limpeza, onde saímos com a alma curada e felizes.


E você aí, quando vai começar a fazer a limpeza?


Deus abençoe e aproveite para conectar mais pessoas a nossa fé católica. Compartilhe a matéria e nos ajude na evangelização!


* Para esta matéria utilizamos informações do site Aleteia, Canção Nova e Cléofas.

** Com contribuição especial do seminarista do Rio de Janeiro, Guilherme Brandi

0 comentário

Comentários


bottom of page