Hoje é dia de comemoração! Dia 8 de dezembro, a igreja celebra a Solenidade da Imaculada Conceição. Para ficar mais claro, a palavra “imaculada” significa sem pecados e “conceição” está ligada ao ato de conceber. Então, essa data vem exaltar a concepção de Nossa Senhora sem o pecado original. Venha-se conectar com a gente e aprender um pouco mais sobre esta história.
Fatos sobre a Imaculada Conceição:
Ao longo dos séculos, a Igreja tomou consciência de que Maria, “cumulada de graça” por Deus, foi redimida desde a concepção (CIC 491).
#2 Padre Paulo Ricardo afirma que: quando os pais de Nossa Senhora se uniram em uma relação sexual, Maria foi concebida, e nesse momento, Deus deu a maior plenitude de graça para ela poder amá-lo.
Imaculada Conceição é um dogma (verdade indiscutível ensinada por uma doutrina) que foi proclamado, em 1854, pelo Papa Pio IX.
Para ser a Mãe do Salvador, Maria “foi enriquecida por Deus com dons dignos para tamanha função”, é o que diz o Catecismo da Igreja Católica. (CIC 490)
“A beatíssima Virgem Maria, no primeiro instante de sua conceição, [...] foi preservada imune de toda mancha do pecado original ”(CIC 491). Para você entender melhor, acredita-se que toda pessoa que vem ao mundo tem a mancha do pecado cometido por Eva e Adão no paraíso. Com Maria a história é diferente! Acredita que ela é a mulher imune a todo o pecado.
O site Acidigital faz a seguinte comparação entre Adão/Eva e Cristo/Maria:
Adão e Eva foram criados imaculados – sem pecado original ou sua mancha. Ambos caíram em desgraça e, através deles, a humanidade estava destinada a pecar.
Cristo e Maria também foram concebidos imaculados. Ambos permaneceram fiéis e, através deles, a humanidade foi redimida do pecado.
Jesus é o novo Adão e Maria, a nova Eva.
O Pai a “abençoou com toda benção espiritual nos céus, em Cristo” (Ef 1,3). Nele a escolheu “antes da fundação do mundo para ser” santa e imaculada “diante Dele, no amor”. (Ef 1,4) (CIC 492)
Os Padres da tradição oriental chamam ã Mãe de Deus “a toda santa” (“Panaghia”), celebram-na como “imune de toda a mancha de pecado, visto que o próprio Espírito Santo a modelou e dela fez uma nova criatura”. (CIC 493)
Ao contrário de Nossa Senhora que é sem pecados, nós não somos imaculados. Precisamos buscar a Deus e vivermos firmes na caminhada para alcançar a vida eterna. Assim, caso nossa alma não esteja 100% no caminho da santidade quando morrermos, somos destinados ao purgatório para nos purificar e retirar toda marca do pecado.
A Solenidade da Imaculada Conceição é considerada uma festa de guarda no calendário católico. Assim, todos os fiéis devem ir a celebração respeitar o mandamento “guardar domingos e festas de guarda”.
Para você entender mais sobre esse assunto, separamos um vídeo do Padre Paulo Ricardo onde ele explica mais sobre a Imaculada Conceição. Veja abaixo:
Agora que você apreciou mais essa bela história da tradição católica, aproveite para compartilhar com seus amigos. Deus abençoe e até a próxima!
Comments