Quem nunca se molhou na Igreja durante a aspersão com a água benta não sabe o que é uma verdadeira chuva de graça! Ao contrário do que muitos pensam, a água benta não é uma superstição. Ela possui dois significados básicos na vida do cristão: lembrar do nosso batismo e promover a proteção e a limpeza espiritual.
A Igreja Católica considera a água benta como um dos sacramentais mais poderosos, mas você sabe o que isso significa? Já posso te adiantar que sacramentais não é a mesma coisa de sacramento e isso faz toda diferença. Vamos se conectar a esta história!
SACRAMENTOS X SACRAMENTAIS
Os sacramentos são aquelas ações que geram a graça sacrificante em nós, como por exemplo o fato de nos confessarmos. Para o sacramento ser válido, é necessário estar disposto a receber a graça e se doar totalmente. Você pode se aprofundar mais com a nossa série de reportagens "Sacramentos Católicos".
Já os sacramentais, o Catecismo da Igreja Católica ensina que eles são sinais sagrados instituídos pela Igreja como os os objetos (medalhas, crucifixos, rosário, escapulário…), as orações (presentes nas bênçãos de alimentos, oficinas, casas, carros, imagens, máquinas, campos, doentes, etc.), as consagrações (igreja, altar, cálice, Abade, Virgem, criança após o Batismo, esposa, esposo…) e os exorcismos.
Os objetivos dos sacramentais são de preparar os homens e santificá-los às diferentes circunstâncias da vida. De acordo com o São Tomás de Aquino:
“Os sacramentais não levam ao efeito do sacramento, que é a obtenção da graça, mas dispõe para os sacramentos.”
Explicando de forma mais clara essa frase, ao contrário dos sacramentos que dão uma graça ao fiel, os sacramentais podem remover o que nós impede a obtenção dessa graça.
ÁGUA BENTA
A água benta dirige-se contra as emboscadas do demônio e no perdão dos pecados veniais. Isso só é válido por meio da força da oração da Igreja e das disposições da pessoa em acreditar no sacramental. Além disso, o fiel precisa ter FÉ e entrar em oração, pois a base na nossa vida religiosa precisa ser o contato com Deus.
Há várias formas de utilizar a água benta, seja por meio da aspersão do sacerdote durante a missa, a unção na testa das pessoas fazendo o sinal da cruz, a borrifação dentro dos ambientes pessoas (como casa, trabalho) entre outras formas.
De acordo com o Monsenhor Gaume, a água benta serve para:
Retirar espíritos ruins do local e encerrar qualquer tipo de mal causado pelo mesmo.
Afastar os espíritos ruins de nós, dos lugares que ficamos e tudo aquilo que fazemos uso como roupas, joias, móveis, quadros, fotos…
Ajuda no livramentos das enfermidades.
Faz presente o Espírito Santo.
Apaga alguns tipos de pecados
De uma maneira geral, ela serve para tirar o mau olhado e a inveja de pessoas. Além disso, afasta as más energias, as pessoas negativas, os pensamentos conturbados, entre outros.
Esperamos que você tenha entendido sobre este sacramental presente na Igreja Católica. Aproveite para compartilhar a matéria com os amigos, pois a evangelização começa nos pequenos atos. Deus abençoe e até a próxima.
Comments