top of page
Foto do escritorThayla Bueno

Conheça a poderosa oração da medalha de São Bento e seu significado

Acredito que seja difícil você nunca ter ouvido falar sobre São Bento e sua forte oração. Hoje vou te ajudar a entender qual é o significado dessa oração e da medalhinha desse grande santo da igreja. Se você estiver lendo e nunca nem ouviu falar, não tem problema! Agora será a hora de você entender também!


Escultura de São Bento (FOTO: Marcia Fernandes / Reprodução)

QUEM FOI SÃO BENTO?


Para entendermos um pouco sobre a oração da medalhinha de São Bento precisamos nos localizar sobre quem foi este santo. São Bento nasceu no ano de 480, na Itália, na região da Úmbria e desde cedo tinha um gosto muito grande pela oração.


Bento estudou teologia em Roma e chegou até a viver em um convento durante alguns anos até ter sido quase vítima de envenenamento pelos monges da época. Tudo isso aconteceu porque os monges não tinham uma entrega incondicional a Cristo.


São Bento fundou durante a sua vida mais de 12 mosteiros e vários deles receberam o termo “beneditinos” e estão espalhados por todos os países, inclusive existe um aqui no Brasil, mais precisamente em São Paulo. Ele morreu aos 67 anos após prever a própria morte.


Mosteiro de São Bento fica localizado no Centro de São Paulo

SURGIMENTO DA MEDALHA


Essa medalha poderosa é originária do monte Cassino, onde São Bento viveu e foi sepultado. Historicamente não foi ele quem criou a oração e a medalha, pois naquela época não existiam os sacramentais. No entanto, a oração que consiste na medalha reflete sua vida.


São Bento foi um homem sedento de Deus e conhecido em todo o mundo por fazer muito o sinal da santa cruz. Houveram várias situações onde quiseram envenenar o santo e tudo foi descoberto através do sinal da santa cruz.


TENTATIVAS DE ENVENENAMENTO


Uma vez o envenenamento foi através de um cálice. Quando São Bento recebeu em suas mãos o cálice, ele se quebrou. Além disso, após o santo traçar o sinal da santa cruz, uma cobra saiu de dentro do recipiente.


Outra situação foi com o pão. Quando foi realizado o sinal da santa cruz, um corvo voou em direção a sua mão e levou o pão.


Em meados do século XI, na Alemanha, a esposa de um conde sonhou que seu filho seria um grande homem. Tempos depois, seu filho ficou muito doente. Então um dia, segundo o relato de seu filho, São Bento colocou uma cruz sobre seus lábios e o menino melhorou. Então a partir daí, começaram a usar a medalha deste santo por todo o mundo. Infelizmente, anos depois o filho do conde morreu de uma forma muito grave.


Devemos recordar que a medalhinha sacramental é atribuída ao santo, mas o poder está na cruz de Cristo.


ORAÇÃO PARA ALCANÇAR A GRAÇA DESEJADA


Ó glorioso Patriarca São Bento, que vos mostrastes sempre compassivo com os necessitados, fazei que também nós, recorrendo à vossa poderosa intercessão, obtenhamos auxílio em todas as nossas aflições, que nas famílias reine a paz e a tranquilidade; que se afastem de nós todas as desgraças tanto corporais como espirituais, especialmente o mal do pecado. Alcançai do Senhor a graça (FALE A SUA INTENÇÃO) que vos suplicamos, finalmente, vos pedimos que ao término de nossa vida terrestre possamos ir louvar a Deus convosco no Paraíso. Amém.


ORAÇÃO DA MEDALHA DE SÃO BENTO

A Cruz Sagrada seja a minha luz, não seja o dragão o meu guia. Retira-te, satanás! Nunca me aconselhes coisas vãs. É mau o que tu me ofereces, bebe tu mesmo os teus venenos!


Medalhas de São Bento (FOTO: Aleteia / Reprodução)

SIGNIFICADO DA MEDALHA


Segundo o site Aleteia, todas as letras e símbolos da medalha tem um significado. Na frente da medalha são apresentados uma cruz e, entre seus braços, estão gravadas as letras C S P B, cujo significado vem do latim: Cruz Sancti Patris Benedicti – “Cruz do Santo Pai Bento”.


Na haste vertical da cruz lêem-se as iniciais C S S M L: Crux Sacra Sit Mihi Lux – “A cruz sagrada seja minha luz”.


Na haste horizontal lêem-se as iniciais N D S M D: Non Draco Sit Mihi Dux – “Não seja o dragão meu guia”.


No alto da cruz está gravada a palavra PAX (“Paz”), que é lema da Ordem de São Bento. Às vezes, PAX é substituído pelo monograma de Cristo: I H S.


A partir da direita de PAX estão as iniciais: V R S N S M V: Vade Retro Sátana Nunquam Suade Mihi Vana – “Retira-te, satanás, nunca me aconselhes coisas vãs!” e S M Q L I V B: Sunt Mala Quae Libas Ipse Venena Bibas – “É mau o que me ofereces, bebe tu mesmo os teus venenos!”.


Nas costas da medalha está São Bento, segurando na mão esquerda o livro da Regra que escreveu para os monges e, na outra mão, a cruz. Ao redor do Santo lê-se a seguinte jaculatória ou prece: EIUS – IN – OBITU – NRO – PRAESENTIA – MUNIAMUR – “Sejamos confortados pela presença de São Bento na hora de nossa morte”.


É representado também a imagem de um cálice do qual sai uma serpente e um corvo com um pedaço de pão no bico, lembrando as duas tentativas de envenenamento, das quais São Bento saiu, milagrosamente, ileso.


VÍDEO EXPLICATIVO


Separamos um vídeo para você entender mais sobre esse assunto. Acompanhe abaixo!



Espero que essa matéria tenha sido de grande aprendizado a você. Compartilhe com seus amigos, familiares, para que todos entendam o tamanho do poder desse objeto sacramental. Fique com Deus, até a próxima!

0 comentário

Comentários


bottom of page