Como estão meus amigos? Hoje falaremos sobre qual é a posição da Santa Igreja sobre o inferno. Ela acredita? Ele existe? Vamos sanar estas dúvidas agora!
Muitas pessoas acham o tema meio pesado e preferem não falar sobre o assunto, mas isso não retira o fato dele existir. Para a Igreja Católica, o inferno existe e é necessário falar sobre ele.
O inferno é o estado de total separação com Deus, ou seja, a absoluta ausência de seu amor para conosco. Embora exista, ele não foi criado por Deus, mas sim por Satanás e seus anjos.
Você sabia que Deus não condena ninguém? Nós mesmos é quem nos deixamos levar para o inferno, nos fechando para o amor de Deus e deixamos de lado os planos Dele, para nossa salvação.
Caso o nosso coração não esteja totalmente arrependido, Deus nos dá a chance de se redimir até o último suspiro. Porém, se nós que estamos em pecado grave e morremos com plena consciência e sem arrependimento, estamos praticamente condenados ao inferno.
Na bíblia, Jesus fala muitas vezes da "Geena", ou seja, o "fogo que não se apaga", reservado aos que recusam até o fim de sua vida crer e converter-se. Jesus anuncia em termos graves de "enviar seus anjos, e eles erradicarão (acabarão) todos os escândalos e os que praticam a iniquidade em seu Reino, e os lançarão na fornalha ardente"
(Mt 13,41-42).
O Papa Bento XVI em sua carta encíclica “Spe Salvi”, nos diz que pode haver pessoas que destruíram totalmente o desejo de conhecer a verdade presente na bíblia e não aceitam amar a Deus. Isso é terrível, mas real em muitos casos.
"Pode haver pessoas que destruíram totalmente em si próprias o desejo da verdade e a disponibilidade para o amor; pessoas nas quais tudo se tornou mentira; pessoas que viveram para o ódio e espezinharam o amor em si mesmas. Trata-se de uma perspectiva terrível, mas algumas figuras da nossa mesma história deixam entrever, de forma assustadora, perfis deste gênero. Em tais indivíduos, não haveria nada de remediável e a destruição do bem seria irrevogável: é já isto que se indica com a palavra inferno."
Spe Salvi, Nº 45.
Se até a nossa morte assumirmos nossos pecados e dissermos “sim” ao amor de Deus, de corpo e alma, nos uniremos a Ele em uma só carne, mas não escaparemos do purgatório.
PURGATÓRIO
O purgatório é um lugar por onde todas as almas em pecado, mesmo que assumiram o amor de Deus, passam após a morte. Não é o inferno, mas um pouco mais brando.
O objetivo do purgatório é simples: nos purificar dos pecados que cometemos na Terra e mesmo que Deus nos tenha aceitado nos Céus, a tendência de pecar continua, e o purgatório serve para limpar este mal.
Então se fores para o purgatório, fique tranquilo, que seu lugar no Céu está guardado. Só aguenta que é questão de tempo hahahaha.
Espero que tenha entendido mais sobre este assunto com nome complexo, mas com explicação simples.
Abraços, fique com Deus! Compartilhe o conhecimento com seus amigos, não deixe de conferir as outras matérias do site, até mais!
Comments