O que você precisa saber sobre o ostensório presente na Igreja Católica
- Thayla Bueno
- 8 de jul. de 2018
- 2 min de leitura
Aposto que você já ouviu a palavra ostensório em algum lugar, seja nas redondezas de sua igreja, na roda de amigos ou nas próprias missas. Caso não tenha ouvido, não tem problema! A palavra é um pouco grande e “estranha” de se pronunciar, não é verdade? Mas calma, hoje vamos juntos entender o valor espiritual desse objeto que é muito importante no mundo católico.

HISTÓRIA
Nos primeiros séculos da igreja não existia o ostensório. Esse objeto sagrado foi criado após o início da festa de Corpus Christi, onde colocava-se em exposição Jesus Eucarístico. Para quem não conhece, a tradicional festa de Corpus Christi ocorre todo dia 31 de maio e tem como objetivo celebrar o mistério da eucaristia, ou seja, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.
O ostensório é feito geralmente de prata dourada ou ouro, com o centro transparente de cristal onde é colocado a hóstia consagrada. Ele também é composto por “raios” que simbolizam a luz de Jesus, ou seja, a partir da Hóstia consagrada que é colocada nele, a luz de Cristo se espalha por todo lugar. No entanto, nem sempre a forma do ostensório foi a mesma.
Dentro do ostensório existe um objeto que segura a hóstia sagrada. Ele chama luneta e tem o formato de meia lua. Veja na foto abaixo:

No Brasil, a criação desse objeto sagrado que conhecemos hoje aconteceu no período Barroco. Porém, será comum você ver outros formatos dele, pois eram criados de acordo com o tempo e o lugar.
O ostensório é usado em duas ocasiões na Igreja Católica: na tradicional festa de Corpus Christi e em celebrações populares onde se expõe Jesus eucarístico.
OSTENSÓRIO X CUSTÓDIA
Apesar de ser uma palavra “estranha” no vocabulário da língua portuguesa, ostensório significa expor algo, mostrar. O termo tem origem no latim, do verbo ostendere. Muitas pessoas associam ostensório com custódia afirmando terem significados iguais, mas não tem.
Custódia também vem do latim, mas significa ato ou efeito de proteger, guardar alguém ou algo; proteção, guarda. Na Igreja Católica, custódia é o recipiente onde se guarda a hóstia consagrada no sacrário.
Então, para nós entendermos: ostensório tem como finalidade expor o Santíssimo Sacramento e custódia tem como objetivo guardá-lo.

Por fim, devemos saber que o ostensório é um objeto litúrgico muito caro, porém tem um valor espiritual muito grande na igreja. Contudo, devemos lembrar que ele sem a presença de Cristo consagrado na eucaristia, não tem importância alguma, ou seja, é apenas um objeto.
Entretanto, o ostensório é o abrigo de Deus Vivo durante as celebrações que aprendemos hoje. Então, todas as vezes que estiver diante do ostensório com a presença do Pai, tenha respeito e adore de todo o seu coração. Deus está ali!
Espero ter te ajudado a entender um pouco sobre o significado do ostensório. Agora, quando essa palavra suar em seu ouvido, você saberá o real significado. Repasse aos seus familiares e amigos e os ajude a apreciar a linda tradição da igreja!
Em breve teremos mais temas semelhantes como a adoração ao santíssimo, as orações e muito mais. Continue ligadinho e se inscreva em nosso blog. Fique com Deus e até a próxima!
Para nos ajudar a escrever esta publicação, usamos o dicionário litúrgico do Frei Basílio.
Comments