A Consagração a Nossa Senhora é o ato mais bonito de devoção a Maria. Mas você sabe como realiza-lá? Ou até mesmo, porque isso é tão importante? Vamos conferir!
O ato de se consagrar a Maria chega até as raízes de nossa vida cristã, pelo propósito de unir-nos a Cristo, e por ele, a Santíssima Trindade. Nós nos consagramos a Mãe de Deus, pois ela é o meio mais fácil, eficaz e bonito para a incorporação a Jesus.
Um dos métodos mais eficazes para a consagração, é o Tratado da Verdadeira Devoção à Santissíma Virgem, escrito por São Luís Maria Grignion de Monfort. Esta é uma leitura necessária para todos que querem conhecer a verdadeira devoção a Maria. Ele nos leva a conhecer nós mesmo, considerando nossas misérias e fraquezas, fazendo-nos tomar consciência da necessidade do auxílio de Nossa Senhora.
O estudante, Jairo Moreira da Rocha, 21, que é consagrado, diz que desde que fez um encontro vocacional missionário, Maria tocou em seu coração para este ato. “Sai decidido a fazer a minha consagração, mas deixei nas mãos Dela. Dali três dias, uma amiga me ligou e falou que tinha um presente para mim e era o tratado. A partir daí, tudo mudou e foi se encaminhando na minha vida espiritual”, explica.
Como fazer?
Primeiramente, deve-se ler o tratado e fazer uma preparação de 30 dias, com os exercícios diários nele expostos. Após isso, deve-se escolher uma data para a Consagração. Por costume, a consagração geralmente é feitas em dias marianos, ou no dia de São Luís, 28 de abril, ou da Imaculada Conceição de Maria, 8 de dezembro.
Neste dia, o consagrado pode ganhar a indulgência plenária desde que tenha se confessado recentemente e reze um Pai Nosso, uma Ave Maria e um Glória pelas intenções do Papa.
Chegado o dia, a pessoa deverá participar da Eucaristia e depois da comunhão fazer a consagração conforte a fórmula do tratado. Esta deve ser escrita de preferência a próprio punho e depois é assinado pela pessoa e mais alguém que possa ser testemunha ou um Sacerdote.
Aconselha-se fazer a renovação da consagração todo ano, no mesmo dia da primeira vez e antecipada por exercícios diários.
Cadeia
Quem se consagra a Nossa Senhora costuma usar as famosas cadeias de consagração, que consiste em uma corrente com a medalha de Maria, conheça a história da medalha aqui. Ela possui significado de quem a usa, se torna escravo de Jesus em Maria, pois pertence ao Filho de Deus e sua Mãe Santíssima, sem reservas. No entanto, não existe uma obrigatoriedade quanto ao uso.
Comments