Provavelmente você já ouviu muito a palavra terço, porém temos uma pergunta para te fazer: você já teve alguma experiência com este objeto tão valioso? Caso a resposta for não, sem problemas. Preste bem atenção que vou te ajudar a entender tudo sobre ele. Ah, você que está lendo isso mas já rezou um terço, peço que faça uma breve reflexão e pense: qual foi a última vez que orou o terço? Agora guarde isso e vem comigo!
SIGNIFICADO
Mas afinal, de onde vem o nome terço? Para você entender, temos que saber que essa palavra é derivada do rosário. No passado, o rosário continha 150 Ave Marias e havia passado por várias mudanças até chegar na forma que conhecemos hoje. Já o terço possui 50 Ave Marias. O objeto religioso tem esse nome por conter 1/3 do rosário.
Se você procurar a diferença entre rosário e terço, irá achar a seguinte informação:
“O Rosário é tradicionalmente dividido em três partes iguais, com cinquenta contas cada e que, por corresponderem à terça parte, foram chamadas de Terço.”
Ele também tem esse nome por reunir um conjunto de três mistérios: os da Alegria, os Dolorosos e os Gloriosos. Esses três mistérios são histórias que contemplam a vida de Jesus no qual damos o nome de terço.
Em 2002, o Papa João Paulo II acrescentou os mistérios Luminosos, com mais 50 Ave Marias. Com o isso, o terço deveria passar a se chamar quarto, por ter mais um mistério, mas como o nome já era consolidado na história, permaneceu o termo Terço.
Resumindo, quando rezando um rosário, estamos contemplando os quatro mistérios de uma vez só, ou seja, estamos rezando quatro terços. Contudo, quando rezamos um terço, estamos contemplando apenas um mistério de cada vez.
SURGIMENTO
Segundo o site da Rede Vida, a oração do santo terço iniciou por volta do ano 800 nos Mosteiros. Os monges da época rezavam os chamados saltérios, ou seja, os 150 salmos da bíblia, porém apenas uma pequena parte da sociedade da época sabiam ler.
Como consequência, as outras pessoas, que não eram alfabetizadas, começaram a orar apenas Ave Maria e Pai Nosso. Assim, elas faziam a oração e, para terem controle do quanto estavam rezando, usavam os próprios dedos.
Com tudo isso acontecendo, começou então a criação da oração do santo terço e juntos tiveram a ideia de criar objetos religiosos (terços e rosários) como forma de ajudar na oração. Após a criação da oração do terço, criaram-se os mistérios. Cada um deles contemplam a vida de Jesus e Maria, sua mãe.
No ano de 1206, São Domingos recebeu uma aparição de Nossa Senhora onde ela dizia que o mundo deveria rezar o terço. A partir dessa mensagem, a oração se difundiu ainda mais pelo mundo.
FINALIDADE DO TERÇO
Rezar o terço é uma forma de redenção. Conseguimos alcançar a graça da conversão dia a dia, crescer espiritualmente, além de aumentar a força e a proximidade com Cristo e Maria.
A cada Ave Maria que rezamos é uma rosa ofertada a mãe de Deus. Por isso agora pense: como está seu jardim? Tem ofertado muitas rosas a nossa mãezinha? É preciso rezar o terço com fé e esperança de dias melhores. Essa é a oração dos humildes e só oferta amor aquele que se abre de corpo e alma para se entregar a este ato.
Não existe uma regra explícita de horário e momento para que seja feita essa oração. Ela apenas precisa ser feita de coração e com fé. Por isso chame seus amigos, sua família ou faça você mesmo aí em seu quarto, no caminho do seu trabalho, na volta da escola, SÓ NÃO DEIXE DE ORAR!
DIVISÃO DO TERÇO
O terço é dividido em 5 partes iguais de 10 Ave Maria e um Pai Nosso a cada conjunto de dez. Ao todo, se rezam cinquenta Ave Marias em cada terço. Cada dia da semana é rezado o terço de acordo com um mistério:
Segunda-feira e Sábado - Mistérios da Alegria
Terça e Sexta-feira - Mistérios Dolorosos
Quinta-feira - Mistérios Luminosos
Quarta-feira e Domingo - Mistérios Gloriosos
COMO REZAR?
Para orar é muito simples: começamos com a oração do credo. Após isso, reza-se 3 Ave Marias em honra a Santíssima Trindade ou seja, Maria filha de Deus Pai, Mãe de Deus Filho e esposa do Espírito Santo.
Após o término das 3 Ave Marias, você pronuncia a oração do glória e fala do primeiro mistério. Assim, segue com 1 Pai Nosso e as 10 Ave Maria, sucessivamente até completar todo o mistério.
Ao fim é falada a oração das Infinitas Graças e se ora uma Salve Rainha. Devemos lembrar que o mistério vai de acordo com o dia da semana em que você está rezando o terço e que cada um deles tem um significado.
Mistérios Gozosos são da alegria; Os Dolorosos são da dor e paixão de Cristo; Já os Luminosos correspondem a Cristo como luz do mundo; Por fim, os Gloriosos trazem o Senhor na glória e episódios de Maria Santíssima com Jesus.
Abaixo, você pode conferir uma imagem que irá te ajudar a entender tudo isso:
Para te auxiliar melhor na oração do santo terço, nossa dica é você baixar o aplicativo “Rezando o Terço”. Nele, você consegue acompanhar passo a passo cada etapa e conseguir ler todas as orações na tela. Baixe agora e deixe Deus agir em sua vida por meio da intercessão da Virgem Maria.
MENSAGEM EM VÍDEO
O Papa Francisco deixou uma mensagem grandiosa para todos nós sobre o rosário! Confira abaixo :
Esperamos que você tenha entendido um pouco mais sobre esse objeto religioso tão importante para nossa vida de oração com Deus e Nossa Senhora. Compartilhe a matéria para que mais pessoas conheçam sobre a tradição católica. Deus abençoe e até a próxima!
Comments