top of page
Foto do escritorIsabelly Fernandes

O que é um turíbulo? O que ele significa? Veja

Você já ouviu falar em turíbulo? Não? Nome esquisito, não é mesmo? Mas tenho certeza de que você já deve ter visto um! Vamos descobrir o que é?


(FOTO: Franciscanos.org/Reprodução)

O turíbulo é um objeto litúrgico utilizado para incensar o altar durante missas e novenas. Segundo o site Pai Eterno, possui o significado de subir as nossas orações ao céu, fazendo uma analogia com a fumaça que sai do instrumento católico. Em algumas passagens bíblicas, podemos observar a referência a este ato e ao objeto:


“Suba a minha oração perante a tua face como incenso, e as minhas mãos levantadas sejam como o sacrifício da tarde” (Salmo 141, 2).


“E veio outro anjo, e pôs-se junto ao altar, tendo um incensário de ouro; e foi-lhe dado muito incenso, para o pôr com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro, que está diante do trono” (Apocalipse 8, 3).


Utilizado principalmente em missas solenes, o turíbulo queima o incenso, seja com carvão mineral, que é próprio para este objeto; ou carvão vegetal, que é de uso comum. O vegetal, geralmente é mais utilizado em celebrações eucarísticas em que o local possua um espaço muito grande, para que a fumaça possa abranger todos os cantos do espaço.


(FOTO: TWGRAM/Reprodução)

O turifenário é a pessoa que fica responsável por chegar mais cedo, acender a brasa e manusear o turíbulo durante a celebração. Ao longo da missa, é levantada a parte que prende as correntes na altura do peito com a mão esquerda. Com a mão direita, levanta-se o turíbulo na mesma altura da mão esquerda, fazendo o movimento de ida e volta.


Esses movimentos se dividem em ictos e ductos. O icto é um movimento único com uma pausa entre eles e não sucessivo. Os ductos são movimentos duplos consecutivos do turíbulo, com pausa se forem realizados mais movimentos.


Segundo o site Catholicus, o sacerdote benze o turíbulo com um sinal da cruz, sem pronunciar nenhuma palavra. Antes e depois da incensação, faz-se uma inclinação profunda para a pessoa ou coisa incensada, exceto ao altar e às ofertas para o sacrifício da Missa.


Deve-se incensar com três ductos (impulsos horizontal) do turíbulo: o Santíssimo Sacramento, as relíquias da santa Cruz e as imagens do Senhor expostas à veneração pública, além das ofertas para o sacrifício da Missa, a cruz do altar, o Evangeliário, o círio pascal, o sacerdote e o povo.

Já com dois ductos (impulsos horizontal), incensam-se as relíquias e imagens dos Santos expostas à veneração pública, e só no início da celebração, quando se incensa o altar.

CURIOSIDADE


Normalmente, os turíbulos têm em média 20cm de altura para que até os coroinhas possam carrega-lo. Porém, você sabia que existe um que possui 1m50cm e pesa 53 quilos? Isso mesmo! Ele é considerado o maior do mundo e fica na Catedral de Santiago de Compostela, na Espanha. Esse turíbulo é controlado por cordas e seu movimento pode chegar a uma velocidade de 70km/h.


Esse turíbulo tem o apelido de “Botafumeiro, que significa “espargidor de fumaça e foi construído em 1851. Sua versão original foi feita em 1554, porem em 1809 foi roubado pelas tropas francesas. Veja o turíbulo em ação no vídeo abaixo:



Esperamos que você tenha aprendido o que significa turíbulo! Nossa próxima matéria vai falar sobre o ostensório, outro objeto muito importante do mundo católico. Fique conectado conosco. A Paz de Cristo!

0 comentário

Comments


bottom of page