top of page
Foto do escritorJoão Lucas Martins

OPINIÃO: Natal, tempo de conversão!



O natal é a comemoração da vinda gloriosa de Nosso Senhor Jesus Cristo para a Terra. Por meio desta data, recordamos os dias que Nossa Senhora o carregou e o gerou em seu ventre sagrado. Conecte-se com a gente em mais uma matéria.


Fonte: CNBB/Reprodução


Com o passar dos anos foi-se desenvolvendo outras tradições do Natal, como comidas típicas e afins. Talvez uma das figuras mais icônicas dessa data seja o bom velhinho, o Papai Noel, mas você sabia que ele realmente existiu?


São Nicolau é de origem Turca, mas atuou de forma expressiva na Grécia, tinha realmente uma barba e era muito bom com os pobres. Ele tinha o costume de dar dinheiro aos necessitados na noite de Natal.


História


Certa vez, um pai não tinha dinheiro para casar suas três filhas. Desesperado, o homem decidiu levar as três para a prostituição. Nicolau ficou sabendo dessa história e agiu. Encheu três saquinhos de moedas de ouro e foi até à casa dessa família de madrugada, subiu no telhado e jogou os saquinhos pela chaminé. Assim, ele salvou as jovens da prostituição e criou o mito do Papai Noel.


Sociedade Contemporânea


Hoje o mito cresceu, e tomou o lugar até mesmo do menino Jesus. O papai noel deixou de ser uma referência ao Santo e virou uma figura pública, deturpada e estigmatizada pelo consumo. Atualmente vemos ele em propagandas, na porta de lojas caras, em shopping, por vários locais. Mas você acha mesmo que São Nicolau ficaria neste tipo de lugar? E Cristo?


As pessoas esqueceram do real motivo do Natal! Passaram a ligar apenas para o consumo, para os presentes e se esqueceram de que o verdadeiro presente é Jesus, aquele que veio para nos salvar.


Muitos não vão nem na missa do Galo, aliás, você sabe porque se chama “Missa do Galo”? Antigamente esta missa durava horas, entrava madrugada a dentro, e só acabava quando o galo já estava cantando. Bacana, né?


Esperamos que neste natal, o aniversariante do dia não falte em sua casa! Que Jesus seja convidado não só para habitar em nossas casas, mas que Ele faça morada em nossos corações.


Aproveite para se atentar mais para as celebrações, aos ritos da missa. Louve a Deus pela dádiva de ter enviado seu filho para nos salvar, pois sem Ele não teríamos vida.

Feliz Natal, que Deus te abençoe! Um abraço de toda equipe do Conectados Pela Fé.


#Pratique: Após ler o texto, pratique uma boa ação e procure ajudar alguém que precise. Até um gesto mais simples conta, como um conselho a um amigo que está em tribulação, ou até uma mensagem de Deus para uma pessoa doente. O importante nesse momento é ajudar.

0 comentário

Comentarios


bottom of page