top of page

Qual é a diferença de Missa e Celebração da Palavra? Veja

O que é Santa Missa? Qual a diferença dela para a celebração da palavra? Essas perguntas rodeiam a mente de vários cristãos Católicos nos dias de hoje, e pretendo te responder da forma mais simples possível, espero que entenda.


(FOTO: João Lucas)

SANTA MISSA


A Santa Missa é a RENOVAÇÃO do sacrifício de Cristo na Cruz. A palavra “renovação” significa que não existe outro sacrifício, se não aquele feito há 2 mil anos atrás aos pés da Cruz. Jesus não morre outra vez, Ele apenas reforça este sacrifício de amor, oferecido a nós.


Há dois mil anos, Cristo se entregava de forma cruel, com sangue e dor. Hoje, este mesmo sacrifício é realizado sem sofrimento, não vemos dor, mas sim a esperança de vida eterna. Sentimento esse que nutre o coração Católico!


Para que se faça a Santa Missa, é necessário fazer a liturgia tanto da palavra como eucarística. Ao ler a palavra (bíblia), nos é revelado a verdade. Na Missa dos finais de semana, lemos 2 leituras, sendo uma do Antigo e outra do Novo Testamento (geralmente uma carta de São Paulo), um Salmo e um Evangelho (Novo Testamento).


Já a Liturgia Eucarística é toda a ritualística que seu fim se dá na Comunhão. Então, podemos citar as Oferendas, a Narrativa que Institui o Corpo e Sangue, o Pai Nosso, a Oração pela Paz, o Cordeiro de Deus, e outros momentos.


(FOTO: Isabelly Fernandes)

CELEBRAÇÃO DA PALAVRA


Na Celebração da Palavra, faz-se as leituras da Bíblia, mas diferente da Missa, não se tem uma Oferenda, Cristo Vivo não se entrega, a consagração do Corpo e Sangue não acontece. Apesar disso, mesmo assim é distribuído o Cristo já consagrado em outra Missa. Resumindo, Jesus está presente, mas Ele não foi sacrificado naquele acontecimento, mas em um anterior.


Uma ocasião que não se realiza Missa é durante a Sexta-Feira da Paixão. Em todo o planeta, as Igrejas Católicas realizam apenas uma Celebração da Palavra, pois Cristo está morto. As Missas voltam a ocorrer após o Sábado à noite, quando se tem a benção do fogo e a ressurreição de Jesus Cristo.


Portanto, a Celebração da Palavra não substitui e também não cumpre a obrigação de todo cristão Católico ir à Missa. Então, o católico que foi na celebração, deve ir na Missa, pois lá ele pode se redimir de seus pecados pelas mãos do Sacerdote e também assistir ao Sacrifício Divino.


(FOTO: João Lucas)

Quem pode fazer a Celebração da Palavra?


A celebração da Palavra pode ser presidida por um Ministro da Eucaristia e um Seminarista, mas normalmente é realizada por Diáconos. Lembrando que membros do Clero não podem presidir a Missa, pois alguns são casados e outros não possuem as mãos consagradas pelo bispo.


Muito obrigado pela atenção, espero que tenha compreendido. Compartilhe a matéria para que mais pessoas adquiram conhecimento da tradição católica! A Paz de Cristo e o Amor de Maria! Até a próxima.

Comments


CONECTE-SE
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
CONTATO 

Somos um grupo de amigos dispostos a espalhar conhecimento sobre a fé católica na busca de ajudar os cristãos  a entenderem a igreja de Cristo. Além disso, nosso objetivo é fazer você acreditar mais em Deus e poder sonhar com o céu que está reservado para cada um de nós, assim tudo fica melhor! 

SOBRE NÓS

© 2019. Criado com apoio do Wix.com

bottom of page