Com dois mil anos de história, a Igreja Católica possui muito mais tradição do que se imagina. Hoje tem início a nossa série sobre os sacramentos da Igreja Católica. Ao todo, são sete sacramentos que serão explicados para você de uma forma mais simples e começaremos pelo mais importante.
Você já ouviu muito a palavra Eucaristia durante toda sua vida como cristão, mas aqui você vai descobrir seu real significado e porque ela está tão presente no dia a dia do católico.
A essência da palavra Eucaristia significa “ação de graças”, em específico, dar graças ao Deus que nos salvou dos pecados na Santa Cruz.
O termo também é usado para designar o pão e vinho, transformado em Corpo e Sangue de Cristo durante a Santa Missa, logo, a palavra Eucaristia possui diversos significados e pode ter diversas dimensões. Mas aqui falaremos de sua usabilidade na Missa.
HISTÓRIA BÍBLICA
A Eucaristia é o Corpo de Cristo vivo, é a entrega que Cristo encarnado fez a nós durante a Santa Ceia, realizada na casa de São João, durante o período que Jesus evangelizava.Este rito não foi inventado, mas sim instituído pelo próprio Cristo.
“Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos seus discípulos, dizendo: "Tomem e comam; isto é o meu corpo". Em seguida tomou o cálice, deu graças e o ofereceu aos discípulos, dizendo: "Bebam dele todos vocês. Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos, para perdão de pecados.”
(Mateus 26, 26-28).
Ele nos entrega seu corpo e Seu sangue a fim de nós também nos entregarmos neste amor, em busca de uma sagrada comunhão e para assim fazermos parte do corpo único de Cristo, a Igreja.
ATO DE FÉ
A comunhão é o terceiro sacramento da iniciação cristã na Igreja Católica. Ele é a fonte e centro de vida de todo o cristão católico. Tudo que se refere a santa igreja, está ligada a Eucaristia de forma completa. Nada pode alcançar mais importância na Igreja do que a Sagrada Eucaristia.
Quando comemos o pão partido, nos unimos a Jesus em uma só pessoa. Nos tornamos tabernáculo do Senhor e carregamos conosco seu amor, derramado no lenho da Cruz.
A Eucaristia também é antecipação de vida eterna. Pois assim como Cristo morreu e ressuscitou, nós também ao comungarmos temos a esperança de um dia alcançarmos a glória eterna.
Para que possamos ter este encontro com Cristo Eucarístico, é necessário ser católico crismado, e se consciente de um pecado grave, busque um confessor. Só assim poderá ter um encontro com o Amor de Deus em sua forma mais pura e simples.
COMO FAZER?
Não existe uma forma determinada pela igreja para comungar, mas, segundo o cânon 214 do Código de Direito Canônico, os fiéis possuem o direito de prestar culto a Deus segundo as determinações aprovadas pelos pastores da Santa Igreja. Logo, a comunhão pode ser recebida pela boca e pelas próprias mãos.
A mais “correta” seria pela boca, já que não somos dignos de tocar o corpo de Cristo, sem falar que os ministros e o próprio sacerdote passam por um processo de purificação das mãos antes mesmo da consagração, conhecido como Lavabo.
A comunhão na mão é imposta por algumas Igrejas uma vez que o Padre se preocupa com a saúde da comunidade, coisa que não faz muito sentido, pois a minha mão está mais suja que a dele. Enfim, são várias formas aprovadas pela Santa Igreja. Cabe a você decidir a ideal para sua realidade.
Após receber o Corpo de Cristo, volte para seu lugar e preste ação de graças ao Deus que se entregou por inteiro na Cruz por você. Agradeça pela comunhão e tenha uma conversa simples com suas próprias palavras. Fale aquilo que seu coração mandar. É a melhor forma de se aproximar do Cristo!
MÚSICA ESPECIAL
Separamos uma música super especial deste sacramento para você. Ela se chama Sacramento da Comunhão e o artista é o Nelsinho Corrêa. Confira abaixo!
Espero que você tenha entendido um pouco mais sobre este lindo sacramento de amor entregue por Cristo a nós. Compartilhe a informação com seus amigos, e nunca se esqueça de comungar.
Para esta matéria foi usado o Catecismo da Igreja Católica, o YouCat, o site do Padre Paulo Ricardo e o Aleteia!
Comments