top of page
Foto do escritorThayla Bueno

Série Sacramentos Católicos: Matrimônio

Sabemos que cada um traz consigo uma vocação seja para sacerdócio, freira, missionário, diácono ou até mesmo o matrimônio. Talvez lendo todas essas possibilidades, você esteja se perguntando se matrimônio é realmente a vocação que Deus quer para sua vida.


O Matrimônio é uma vocação que nem todos dão o devido valor e respeito, até porque poucos conhecem o seu real sentido e muitos ignoram o fato de ser uma vocação.

Hoje você terá a oportunidade de aprender um pouco mais sobre isso e entender o verdadeiro sentido desse vocação. Vem comigo!


(FOTO: Inesquecível Casamento / Reprodução)

Antes de falarmos do matrimônio precisamos saber seu real significado para igreja. Para isso, basta darmos uma folheada no catecismo da Igreja Católica, onde é dado a seguinte definição:


Na Igreja Católica, o casamento é considerado "o pacto matrimonial, com o objetivo pelo qual um homem e uma mulher constituem entre si uma íntima comunidade de vida e de amor, fundada e dotada de suas leis próprias pelo Criador. Pela sua natureza, é ordenado ao bem dos cônjuges, como também à geração e educação dos filhos. Entre batizados, foi elevado, por Cristo Senhor, à dignidade de sacramento." (Catecismo da Igreja Católica, n. 1 660).


Com isso, podemos dizer que o matrimônio nada mais é do que a união entre duas pessoas, com o propósito de constituir uma família, cujo amor é grande um pelo outro e ambos se dispõe a viver conforme as leis do próprio criador.


‘Por isso o homem deixa o seu pai e sua mãe para se unir à sua mulher; e já não são mais que uma só carne’ (Gn 2, 24).


Esta união deve prevalecer até os últimos dias e o amor terá mais um novo nome, que serão os filhos. Um matrimônio sem filhos não é um casamento válido, mas calma!


Você deve estar se perguntando: “Mas e se eu não puder ter filho, meu casamento nunca será válido? Calma! Não pense isso. Existem casos e casos. Quando a igreja propõe que, para ser válido um casamento é necessário a reprodução, isso significa que aqueles casais que podem ter filhos, mas impedem a reprodução por vontade própria, está agindo de forma errada. Segundo a igreja, esta atitude mostra que o casal está querendo ser um juiz, como Deus, para decidir o momento e a hora que eles quiserem ter um filho.


Após um matrimônio, os casais que vivem o sacramento de maneira correta, constituem uma família e ali formam herdeiros, que futuramente escolhem suas vocações, que podem até serem sacerdotais, desde que o caminho apresentado pelos pais e a fé ensinada aos filhos seja feito com amor.


(FOTO: Inesquecível Casamento / Reprodução)

Quando alguém se casa e se separa, não é permitido casar novamente na igreja, desde que o Vaticano analise a situação e aprove o matrimônio. Assim, a anulação do casamento acontece por motivos específicos e um processo lento que exige muita investigação sobre o fato. Então valorize esse sacramento! O casamento só será permitido em segunda união quando a pessoa for viúva.


O matrimônio significa a união indissolúvel de Jesus Cristo com a Santa Igreja, sua esposa e nossa Mãe amantíssima. Ele é um dos sacramentos mais importantes e lindos da igreja e devemos prezar e respeitá-lo de forma correta. Hoje o mundo distorce a função de um casamento. Muitas pessoas já casam com o pensamento de que: “ se não der certo, a gente separa”, mas o sacramento não é qualquer coisa e sim para aqueles que têm vocação.


Se você está pensando em receber o sacramento do matrimônio, repense bem e escolha a pessoa certa e preparada por Deus para isso. Não brinque com este sacramento, seja verdadeiro consigo mesmo e com Deus e leve com seriedade.

ESCLAREÇA SUAS DÚVIDAS


Caso você ainda tenha ficado com dúvidas sobre o matrimônio, nossos irmãos do site Namoro Católico disponibilizaram um conteúdo bem legal com várias perguntas a serem esclarecidas. Acesse clicando no link abaixo e se conecte mais com o assunto.



Espero ter te ajudado a entender pelo menos um pouco desse universo de matrimônio. Lembrando que essa matéria fazer parte da série “Sacramentos Católicos”. Então não deixe de conferir os outros textos também e aprender mais sobre a tradição católica. Fique com Deus e até a próxima!!

0 comentário

Комментарии


bottom of page