Você conhece alguém que está acamado, doente, precisando de uma benção? Saiba que a Igreja Católica pode te ajudar. O sacramento da Unção dos Enfermos, instituído por Deus, tem como objetivo preparar a alma para a eternidade das pessoas doentes, fracas, aquelas mais idosas e que correm perigo.
Vale lembrar que esta matéria faz parte da nossa série “Sacramentos Católicos”, que contará a história dos 7 sacramentos de uma forma simples e objetiva para que você consiga entender melhor estes assuntos.
Na visão da Igreja Católica, o sacramento da Unção dos Enfermos existe no sentido de preparar nossa alma para o Céu, além de atrair a saúde espiritual e corpo, segundo o site da Acidigital.
De acordo com o catecismo da igreja, o sacramento é realizado somente por bispos e presbíteros. É interessante saber também que a unção pode ser dada quantas vezes precisar. A igreja pede para que os parentes encorajem os doentes a receberem o sacramento.
A Unção dos Enfermos não é um sacramento apenas dos que estão no fim da vida. Ela pode ser recebida quando o fiel começa, por doença ou por velhice, a correr o risco de morrer (cf. CIC, nº 1514).
Na bíblia, podemos confirmar no livro de Tiago a tradição que é preservada pela Igreja Católica até os dias atuais:
“Quem está doente, chame a si os presbíteros da Igreja e rezem por ele, depois de o ter ungido com óleo no nome do Senhor” (Tg 5, 14-15).
Antigamente, este sacramento era realizado apenas quando a pessoa estava a ponto de morrer. Nesta época, ele era conhecido como “Extrema Unção”. Hoje, o sacramento pode ser aplicado sempre que alguém estiver com uma doença grave.
De acordo com o Acidigital, o sacramento tem vários efeitos em quem os recebe:
A unção une o enfermo à Paixão de Cristo para seu bem e o de toda a Igreja;
Obtém consolo, paz e ânimo;
Obtém o perdão dos pecados (se o enfermo não pôde obtê-lo pelo Sacramento da reconciliação);
Restabelece a saúde corporal (se convém à saúde espiritual)
Prepara para a passagem para a vida eterna
“Pela sagrada Unção dos Enfermos e pela oração dos presbíteros, a Igreja toda entrega os doentes aos cuidados do Senhor sofredor e glorificado, para que os alivie e salve. Exorta os mesmos a que livremente se associem à paixão e à morte de Cristo e contribuam para o bem do povo de Deus” (Catecismo da Igreja Católica – CIC, nº 1499).
Como acontece?
O padre vai até onde a pessoa está. No local, ele unge a testa e as mãos do necessitado com óleo benzido, fazendo uma oração para que o Senhor venha em favor dela. Geralmente este sacramento é precedido de uma confissão individual, onde acontece o perdão de seus pecados.
Esperamos que você tenha entendido sobre o assunto. Compartilhe para que mais pessoas sejam evangelizadas. Aproveite para ler sobre os outros seis sacramentos. Deus abençoe!
Hozzászólások