Você com certeza já o viu, mesmo que seja só pela TV, mas já viu! Ele é a figura mais pública e “famosa” de toda a Santa Igreja. Agora você vai entender um pouco mais sobre o que é o Papa e o que ele representa para a Igreja Católica.
A palavra papa tem origem no grego, que significa “pai”, em um sentido mais familiar.
Também podemos utilizar como título Pedro Apóstolo Príncipe dos Apóstolos, chefe supremo da Igreja Católica do Ocidente (Igreja Latina), Bispo de Roma. Além disso, o papa é considerado chefe de Estado do Vaticano, como um Presidente de um país. Isso mesmo que você leu! O Vaticano é considerado um dos menores países do mundo.
Para nós, ele é o sucessor de São Pedro (primeiro papa da igreja), aquele no qual Cristo deu as chaves do Céu e da Terra, na famosa passagem bíblica em Mateus, onde ocorre a instituição da Igreja Católica. Devemos tratá-lo como Sua Santidade.
Dentro do catolicismo, a sucessão apostólica é ininterrupta, ou seja, nunca irá acabar até que a igreja seja arrebatada. Quando um papa morre ou deixa o cargo por algum motivo, elege-se outro na sequência. Existe uma unidade na Igreja Católica, pois todas as paróquias do mundo estão em comunhão com o papa.
Os Papas durante a história auxiliaram na propagação do Cristianismo e na resolução de várias disputas que poderiam causar um grande derramamento de sangue. Um exemplo é o que ocorreu entre 1939 e 1945, onde Papa Pio XII fez diversas ajudas humanitárias e até mesmo escondeu alguns judeus em residências fora da Itália, já que o país estava sofrendo constantes ataques.
Como um papa é eleito?
Para a eleição de um Papa, todos os cardeais se reúnem em um Conclave, que ocorre no Vaticano, mais precisamente na Capela Sistina, dentro do Vaticano. Eles entram e só saem quando um Papa é eleito. Toda eleição ocorre a portas fechadas e é necessário 2/3 dos votos para uma mesma pessoa.
Nós descobrimos que um Papa foi eleito quando a fumaça branca sair do alto das chaminés da Capela. Caso a fumaça for preta, os Cardeais ainda não encontraram o novo sucessor de Pedro.
Para votar em um Papa, é necessário ser cardeal e ter menos de 80 anos. Para ser eleito, é necessário apenas ser homem e batizado, mas desde o século XII, apenas Cardeais foram eleitos. Durante este período de Conclave, a Sede Papal fica vacante e quem comanda a Igreja é o Colégio Cardinalício.
Após a fumaça, os Cardeais vão para a sacada do Vaticano e um deles pronuncia as palavras “Habemus Papam”, que significa, “Temos um Papa”. Assim, ele o apresenta com seu nome escolhido, geralmente se algum santo ou nome bíblico.
Minutos depois, o Santo Padre aparece para o público. Nesse momento inicia uma nova era, um novo Pontificado, mais uma folha para a história da Santa Igreja.
Papa Francisco
Atualmente, o líder da Igreja Católica se chama Jorge Mario Bergoglio e nasceu em Buenos Aires, na Argentina. Ele é o primeiro Papa latino-americano e está a frente desde o dia 13 de março de 2013, após a renúncia do papa Bento XVI. Ele assumiu a missão de papa aos 76 anos de idade.
O nome Francisco não foi escolhido por um acaso. Durante a votação do conclave, Dom Cláudio Hummes, brasileiro, disse ao Jorge: “Não se esqueça dos pobres”. Assim, quando foi eleito, escolheu o nome de São Francisco de Assis.
CURIOSIDADES
- Estima-se que os Papas trabalhem mais de dezesseis horas por dia.
- O Conclave mais longo durou dois anos e nove meses, após a morte de Clemente IV, que resultou na escolha de Gregório X, em 1268.
- O mais rápido foi após a morte do Beato Papa Paulo VI em 1968, que durou apenas 24h e o escolhido foi o Papa João Paulo I, que morreu 33 dias depois, dando lugar a João Paulo II, que ficou por 27 anos.
- O papa precisa ser multilíngue. Um exemplo bem interessante é o Papa Emérito Bento XVI, que fala nove línguas.
- Papa São João Paulo II gostava de esquiar.
- Papa Bento XVI foi o primeiro Papa a ter uma conta no Twitter.
- Papa Bento XVI gosta muito de Fanta.
- O Papa Francisco é 266º na sucessão papal.
Comments