top of page
Foto do escritorEvandro Marques

Você sabe por que a igreja chama-se Católica? O que isso significa? Veja

Atualizado: 3 de jul. de 2018

Durante toda sua vida, você já deve ter ouvido muito a expressão “Igreja Católica”, mas já parou para se perguntar por que ela tem esse nome? Confesso que também não sabíamos, mas buscamos tudo para você ficar por dentro desse assunto a partir de agora!


A palavra “católica” vem do grego, katholikos, e, em uma definição mais ampla, o termo quer dizer universal, ou seja, uma igreja que acolhe a todos. O significado vai além de reunir todas as pessoas, em vários lugares do mundo, mas também de incluir a fé nos sacramentos, nos dogmas, em tudo aquilo que Jesus e seus Apóstolos deixaram.


De uma forma mais resumida de entender, o termo “católica” foi utilizado pela primeira vez em um documento histórico do Santo Inácio de Antioquia que dizia “ (...) onde está Jesus Cristo está a Igreja Católica”. Ou seja, a igreja deve estar presente em todos os cantos do mundo para evangelizar os fiéis.


Fachada da Igreja Católica de São Sebastião em Presidente Prudente-SP (FOTO: Evandro Marques)

Ao longo dos anos, a palavra começou a reunir mais significados. A partir do século IV, com o surgimento das heresias (pensamentos contrários a uma religião), o doutor da igreja, São Cirilo, usou o termo fé católica, para se referir ao momento atual em que a sociedade estava vivendo.


Na ocasião, ele explicou que a verdadeira fé era católica. Ela é aquela que aceita a palavra de Deus como um todo, diferente da fé herética (fé das outras religiões da época), que escolhe aquilo em que quer acreditar. A partir daí, o termo “católica” passa a designar a crença da igreja em tudo que Deus proclamou através de Jesus. Portanto, cada doutor da igreja contribuiu para a formação do termo “católica”.


IDENTIDADE DA IGREJA


Agora que você aprendeu por que a igreja usa a palavra “católica”, vamos te ajudar a conhecer outras três marcas deixadas por Jesus no nome da igreja. Quem nunca ouviu falar que a igreja é Santa? Una e Apostólica talvez seja mais difícil de você conhecer, mas vamos logo a explicação:


Para nos ajudar a contar melhor essa história para você, vamos trazer a reflexão do professor Felipe Aquino. Segundo ele, a unidade que a Igreja Católica possui é de governo, doutrina, liturgia e de sucessão apostólica. Não entendeu nada ainda? Vamos traduzir.


A IGREJA É… UNA

Tudo começou com São Pedro, discípulo de Cristo e primeiro papa, foi ele quem deu início a unidade da igreja na antiguidade. Tendo Deus como topo na hierarquia, a igreja possui uma estrutura formada por papa, bispos, padres, etc., ou seja, existe uma união entre os membros. Ela também é Una pois possui uma única doutrina, presente no Catecismo da Igreja, traduzido em mais de 150 línguas. Outra unidade fundamental é a litúrgica. A mesma missa celebrada em Presidente Prudente-SP, é realizada nos Estados Unidos, na França, no Japão. Ou seja, as Igrejas Católicas são interligadas entre em si: possuem as mesmas ideias, acreditam nas mesmas coisas, seguem os mesmos fundamentos.


A IGREJA É… SANTA

Nesse ponto, acredita-se que a igreja é santa, mas aí você me pergunta: e os erros, os pecados dos padres, os escândalos? O professor Felipe nos ajuda a entender dizendo que nada disso tira a santidade da igreja, pois os verdadeiros pecadores somos nós, humanos. A igreja também é santa porque a sua alma é o próprio espírito santo. Em uma metáfora trazida na carta de Coríntios, podemos dizer que a igreja é o corpo e a cabeça é o próprio Cristo.


“Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo.” (1 Coríntios 12:27)


A IGREJA É… APOSTÓLICA

Parece meio óbvio, mas a igreja é considerada apostólico pois é fundada sobre os Apóstolos. A partir do discípulo Pedro, tudo começou e tudo continuou para chegar no que temos hoje. A igreja então conserva tudo aquilo que foi escrito por meio dos discípulos sobre a passagem de Jesus na Terra e evangeliza as pessoas conforme o que foi ensinado. Portanto, devido tamanha importância dos discípulos, atribui-se o nome Apostólica.


Santuário Católico de Nossa Senhora Aparecida em Presidente Prudente-SP (FOTO: Evandro Marques)

Esperamos que essa reflexão te ajude a entender melhor a Igreja Católica e te leve para mais próximo de Deus. Para nos ajudar a explicar esse post, nós se baseamos no livro “A Resposta Católica”, escrito pelo Padre Paulo Ricardo, o site Redação A12 e um vídeo do professor Felipe Aquino. Espero que gostem, até a próxima. A paz de Jesus e o amor de Maria!

0 comentário

Comments


bottom of page