Você com certeza já viu este símbolo em vários lugares, seja no pescoço com um cordão ou estampado da roupa de alguém, mas sabe qual o significado e a importância do Tau? Vem descobrir.
As duas linhas que traçam o Tau possuem cada uma um significado, a horizontal faz referência a Terra, e a Vertical diz respeito ao Céu. Temos o símbolo do TAU riscado nas cavernas do humano primitivo. Nos objetos do Faraó Akhenaton no antigo Egito e na arte da civilização Maia. São Francisco de Assis o atualizou e imortalizou.
Na bíblia, encontramos apenas uma passagem que menciona este objeto, e está em Ezequiel 9, 1-7: “Passa pela cidade, por Jerusalém, e marca com um TAU a fronte dos homens que gemem e choram por todas as práticas abomináveis que se cometem”.
O Tau ainda é a última letra do alfabeto hebraico.
O Tau Franciscano
Como disse, São Francisco de Assis atualizou o Tau, e nesta pequena mudança, adicionou 3 nós no cordão que envolve o Tau, e cada um desses nós possuem um significado, sendo eles: Humildade, Castidade e Obediência.
São Francisco chegava até a colocar o desenho do Tau nas cartas que escrevia, e detalhe, com as próprias mãos, como se todo o seu cuidado fosse gravar o sinal do Tau. Ele ainda colocava este sinal nas celas (quartos) de seus irmãos de comunidade.
Hoje, o hábito franciscano é composto por uma espécie de túnica marrom, o Tau (às vezes inutilizado), um cordão com os 3 nós e o santo terço amarrado.
O TAU, frequentemente, é reproduzido em madeira, mas quando, pintado, sempre vem com a cor vermelha. O Vermelho representa o sangue do Cordeiro que se imola para salvar. Sangue do Salvador, cálice da vida!
Hoje muitas pessoas usam o Tau, todos podem usar para demonstrarem sua humildade e também a sua fé em Deus, de forma externa. É um sinal de fé vivo e presente em toda a história da Igreja Católica.
Espero que tenha gostado da explicação, compartilhe com seus amigos e propague a tradição católica, ficamos por aqui, até a próxima!
Comentários